Cafetaria José Régio

O mais bem situado da cidade”, diziam fontes da época, “com amplo espaço interior, uma curiosa porta rotativa circular e, uma agradável esplanada.

Na cafetaria José Régio, respira-se história, a história de um património afetivo dos portalegrenses. A cafetaria, não sendo uma réplica do antigo “Café Facha”, vem homenagear todos os que o frequentaram, nomeadamente, José Régio, que nele achou lugar ideal para realizar as suas tertúlias.

 

História

Outrora Café Facha…

Em meados dos anos 50 do passado século, o Café Facha, abria as portas à cidade pela primeira vez. Concretizava-se assim um dos sonhos de Avelino Facha, sendo que outro era a construção de um Hotel! O Café, com amplo espaço interior, uma curiosa porta rotativa circular e, logo depois, uma agradável esplanada, tornou-se local atrativo e muito frequentado. O Café Facha, depressa se revelou um espaço com vida, um espaço social, cultural e político, um espaço de e para a cidade.

facha

Agora Cafetaria José Régio

O próprio poeta José Régio, sentiu-se impelido a sentir o espaço como seu, mudando para aí a “sede” da sua tertúlia, antes radicada noutro café.

Por este café, passaram  muitas outras figuras ilustres, membros da nova tertúlia instalada no Facha tais como,

Feliciano Falcão, Ventura Reis António Teixeira, o padre Baltasar Marcelino (mais tarde bispo de Aveiro), Ernesto de Oliveira, António José Forte, da Biblioteca Itinerante Gulbenkian, o cineasta Manoel de Oliveira, velho amigo de Régio, e ainda outros.

Outro grupo assinou neste café a sua oficialização, era o grupo Amicitia, do qual faziam parte Florindo Madeira, Fernando Martinho, José Bizarro…

 

(…) O meu forte, para conversas, é a mesa do café.()
José Régio, numa carta escrita a Óscar Lopes, a 13 de Março de 1959

A cafetaria José Régio, foi pensada para a atualidade, visando satisfazer as necessidades presentes, com um conforto que acolhe, mas nunca olvidando a história da cidade, as vivências dos portalegrenses à mesa do café.A cafetaria José Régio, parte integrante do Hotel José Régio homenageia o poeta em questão, concretizando o sonho de Avelino Facha, o de encimar-lhe um Hotel…