cafetaria josé régio

“O mais bem situado da cidade”, diziam fontes da época, “com amplo espaço interior, uma curiosa porta rotativa circular e, uma agradável esplanada.“

Na cafetaria José Régio, respira-se história, a história de um património afetivo dos portalegrenses. A cafetaria, não sendo uma réplica do antigo “Café Facha”, vem homenagear todos os que o frequentaram, nomeadamente, José Régio, que nele achou lugar ideal para realizar as suas tertúlias.

cafetaria-José-Régio

História

Outrora Café Facha…

Em meados dos anos 50 do passado século, o Café Facha, abria as portas à cidade pela primeira vez. Concretizava-se assim um dos sonhos de Avelino Facha, sendo que outro era a construção de um Hotel! O Café, com amplo espaço interior, uma curiosa porta rotativa circular e, logo depois, uma agradável esplanada, tornou-se local atrativo e muito frequentado. O Café Facha, depressa se revelou um espaço com vida, um espaço social, cultural e político, um espaço de e para a cidade.

Agora Cafetaria José Régio

O próprio poeta José Régio, sentiu-se impelido a sentir o espaço como seu, mudando para aí a “sede” da sua tertúlia, antes radicada noutro café.

Por este café, passaram  muitas outras figuras ilustres, membros da nova tertúlia instalada no Facha tais como,

Feliciano Falcão, Ventura Reis António Teixeira, o padre Baltasar Marcelino (mais tarde bispo de Aveiro), Ernesto de Oliveira, António José Forte, da Biblioteca Itinerante Gulbenkian, o cineasta Manoel de Oliveira, velho amigo de Régio, e ainda outros.

Outro grupo assinou neste café a sua oficialização, era o grupo Amicitia, do qual faziam parte Florindo Madeira, Fernando Martinho, José Bizarro…

“(…) O meu forte, para conversas, é a mesa do café.(…)“
José Régio, numa carta escrita a Óscar Lopes, a 13 de Março de 1959

A cafetaria José Régio, foi pensada para a atualidade, visando satisfazer as necessidades presentes, com um conforto que acolhe, mas nunca olvidando a história da cidade, as vivências dos portalegrenses à mesa do café.A cafetaria José Régio, parte integrante do Hotel José Régio homenageia o poeta em questão, concretizando o sonho de Avelino Facha, o de encimar-lhe um Hotel…

cafetaria José Régio

DESSERTS MENU

img

$5.50

The classic Italian dessert with vin santo, chocolate shavings & orange zest

VIN SANO TIRAMISU